Apple Pie

Acho que não existe sobremesa mais americana do que a Torta de Maçã (apple pie). Aqui é super comum comer uma fatia quentinha de torta após o almoço em datas especiais, ou então, quando você é convidado para visitar algum vizinho, todo mundo leva apple pie ou cookies!

Apple_Pie

Experimenta fazer em casa, é uma ótima pedida com esse friozinho que está fazendo aí no Brasil!

Ingredientes:

Para a massa:

2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
1 tablete (200gr) de manteiga sem sal gelada, cortada em pedaços
1/4 a 1/2 xícara de água gelada (ice water)

Para o recheio:

1/4 de xícara de farinha de trigo
Suco de 1 limão siciliano
1,5 kg de maçã – escolha a sua favorita – para essa receita usei 3 tipos diferentes (verde, gala e fuji e deu 3 maças de cada variedade)
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de manteiga sem sal, cortada em pedaços pequenos

Modo de Preparo:

Da Massa:
Em um liquidificador ou processador, junte a farinha, o sal, e o açúcar; pulse para misturar os ingredientes. Adicione a manteiga e pulse até que a mistura pareça uma farofa grossa, com pedaços de manteiga do tamanho de uma ervilha. Acrescente 1/4 de xícara de água gelada e pulse até que a massa esteja ainda como uma farofa mas que ela grude quando pressionada com os dedos. Se necessário coloque mais água gelada, mas coloque aos poucos, 1 colher por vez. Cuide para não mexer demais a massa.

Divida a massa ao meio, fazendo 2 discos. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por pelo menos 1 hora.

Do Recheio:

Coloque o suco do limão em uma tigela grande. Descasque e corte as maças em pedaços e na medida que vai cortando, coloque junto do suco de limão. Adicione o açúcar, a farinha, a canela, o sal e a manteiga em pedaços; mexa bem para misturar todos os ingredientes.

Para montar a torta

Pré aqueça o forno em 220C. Abra o primeiro disco de massa em uma superfície polvilhada com farinha de trigo e transfira a massa para uma forma de torta de aproximadamente 23 cm. Deixe sobrar um pouco para fora.

Coloque o recheio. Abra o segundo disco de massa e coloque por cima. Para selar os dois discos de massa, pressione a borda com os dedos. Faça alguns furos pequenos na massa.

Coloque no forno por 20 minutos em 220C. Depois baixe para 180C e asse por mais 1 hora aproximadamente. Fique de olho, se a massa começar a escurecer demais, coloque um papel alumínio por cima.

Deixe a torta esfriar completamente. O ideal é aguardar no mínimo 6 horas para comer.

Bom apetite!

Comments

comments