Aprenda a ler os rótulos das embalagens!

Oiieee!! Tudo bom?? Meu nome é Luana, sou nutricionista e estou aqui pela segunda vez para falar com vocês sobre assuntos relacionados a alimentação e nutrição. Para quem quiser ver meu primeiro post está aqui.
Bom, tô aqui novamente para falar de um assunto bem bacana e que acredito que pouca gente saiba a respeito: RÓTULOS NUTRICIONAIS. Você aí, sabe ler o rótulo nutricional dos produtos alimentícios? Sabe quais são as principais informações a serem observadas? Como fazer para entender as diversas letras miúdas dos rótulos? É pra isso que estou aqui hoje!!

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Para começar, a “capa” do rótulo deve deixar claro do que se trata o produto. Deve informar o que contém na embalagem e principalmente informações relevantes como a presença de glúten e lactose e se há adição de compostos como ômega 3, por exemplo. Porém, não vale (e muitas empresas fazem isto!!) informar coisas que podem levar o consumidor a confusão, como dizer que o milho verde enlatado não contém colesterol… Para muitos isto é óbvio, pois o milho naturalmente não contém colesterol, porém, esta informação pode confundir alguns consumidores, fazendo-os optar pela determinada marca em detrimento desta informação. Então é preciso ficar esperto para não cair nestas “armadilhas”!

Um detalhe muito legal para se observar durante a escolha do produto é a lista de ingredientes, que é obrigatória em qualquer produto alimentício. Os ingredientes devem ser escritos em ordem decrescente, sendo o primeiro aquele em maior quantidade no produto, e o último aquele em menor quantidade.

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Observem que este cereal matinal contém como primeiro ingrediente a farinha de milho, ou seja, é o ingrediente presente em maior quantidade neste produto, em seguida é o açúcar!!
Uma coisa legal é que geralmente quanto mais ingredientes conhecermos, melhor tende a ser o produto. Nestes acima, quantos você nem sabe o que são?? Procure optar por aqueles com menos nomes “estranhos”, pois a maioria trata-se de conservantes e realçadores de sabor, e quanto menos, melhor! Observe agora o rótulo abaixo. Trata-se de um suco que leva apenas laranja como ingrediente e seu processo de pasteurização é que garante seu maior tempo de prateleira (que claro é bem mais curto que outros sucos cheios de conservantes).

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Essa informação é ainda mais legal quando observamos os produtos integrais. Muitos destes possuem como primeiro ingrediente justamente a farinha branca e não a farinha integral. Então quer dizer, é muito mais refinado do que integral, certo?
Bem, em relação a tabela nutricional, é importante observar sempreee o valor da porção que está indicada.

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Nesta tabela acima a porção que corresponde aos seus valores é de 30 g ou seja, 5 biscoitos. Quer dizer que o valor energético e as quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras e assim por diante, correspondem a apenas 5 biscoitos, e não ao pacote todo viu??? De forma geral, é importante observar os produtos que não contenham gordura trans e que as gorduras saturadas e o sódio sejam reduzidos. Já as fibras em maiores quantidades normalmente indicam bons produtos. Na verdade, esta tabela é uma continuação da lista de ingredientes, pois, se eu tiver como ingrediente castanhas, nozes e amendoim, meu produto será mais calórico e terá mais gordura, mas estas serão calorias e gorduras do bem. Agora, se eu tiver por exemplo, um produto light/desnatado, você verá valores reduzidos de gordura e calorias, porém, provavelmente o sódio estará elevado, assim como o número de aditivos. Ou você acha que o produto continua gostosin como??? Rsrsrs
Masss, esta questão de light/diet já é assunto para um próximo post!
Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas e também deixado um gostinho de quero mais!!

Beijoss e até a próxima!!
Luana

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