Cabide FIT – O vilão chamado Glúten

Novidade linda no blog pra vocês <3 A partir de hoje a cada 15 dias a minha amiga e nutricionista Luana irá trazer assuntos bem legais em relação a alimentação. Busquei ela que é profissional na área para falar sobre assuntos que a gente nem sempre fica sabendo por aí, e também para tirar dúvidas de vocês.

Ela tem uma fanpage que vocês podem curtir e ficar por dentro de várias dicas legais!

www.facebook.com/nutriluanaeffting

Bread group

Deixem o glúten em paz!!

Bom, primeiramente, me chamo Luana Effting, tenho 22 anos e sou nutricionista. Formei-me há um mês e escrever aqui com certeza será também um aprendizado para mim. A Michelle me convidou e eu super topei! Apesar de ainda não ter muita experiência, espero que possa ajudá-los e com o tempo ir evoluindo e trazendo cada vez melhores informações a vocês. Minha intenção aqui será esclarecer dúvidas, trazer receitas e deixar a nutrição muito mais fácil, tirando essa ideia de que se alimentar saudável é difícil.

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Então, o glúten! Ó, vida! Da onde vens? Pra que te quero? rsrsrs

O glúten, para quem não sabe, é uma proteína encontrada naturalmente nos grãos de trigo, cevada e centeio, e que normalmente serve para dar viscosidade e elasticidade às preparações. Muitos acham que a aveia também possui glúten, porém, não senhora!! O que ocorre é que o processamento deste cereal passa pelo mesmo maquinário dos grãos de trigo, ocorrendo uma cerca “contaminação”. Hoje, no entanto, já existem empresas que realizam esse processo em locais separados. Estas informam em seus rótulos que seus produtos à base de aveia “não contêm glúten”.

Mas então, glúten engorda? O glúten não engorda, porém, os produtos que contém glúten são muitas vezes ricos em gordura e açúcar (estes sim engordam!). A alimentação atual (com produtos industrializados e de padaria) tem grande quantidade de farinha de trigo (rica em glúten). O consumo frequente e excessivo dessa farinha (isolada ou nas preparações) pode ocasionar intolerância ao glúten em algumas pessoas. Se houver redução no consumo, haverá melhora na regulação do intestino e na saúde em geral, causando sensação de leveza e desinchaço.
Isto não quer dizer que todos precisam retirar o glúten da sua alimentação, mas sim ter o bom senso e perceber, quanto será que eu consumo de glúten no meu dia a dia? Como pão de trigo no café da manhã (TEM GLÚTEN!)? Lancho um biscoito, uma torrada (TEM GLÚTEN!)? Almoço e janto sanduíche, macarrão ou talvez uma torta (TEM GLÚTEN!)? Então pare e pense, será que não há formas de variar um pouco esta alimentação? Oferecer outros alimentos além do trigo (principalmente!)? Quer uma receita top sem glúten? Asse ou grelhe uma carne bovina, de frango, suína ou um peixinho…. Faça batata, arroz, aipim, cará ou inhame cozidos ou assados…. Coma comida de verdade sabe!!! Ovo, feijão, frutas, vegetais e sementes!

De qualquer forma, deixo aqui uma receitinha fácil que pode ser feita para o café da manhã ou jantar, principalmente para aqueles que não dispensam um pãozinho diariamente…. Esta panqueca é uma boa para variar e sair um pouco dessa zona de trigo e mais trigo.

Panqueca integral sem glúten

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Ingredientes:

1 ovo
1 colher (sopa) de aveia em flocos (OU amaranto OU quinoa)
2 colheres (sopa) de farinha de arrSCoz integral (OU polvilho doce).

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes. Colocar a massa em uma frigideira antiaderente e deixar cozinhar dos dois lados. Rechear com frutas (banana, morango) OU carnes magras (frango, carne moída, atum, sardinha).

OBS: Importante verificar se a aveia utilizada na receita possui no rótulo a designação GLUTEN FREE.
Espero que gostem!!

Até a próxima!
Abraços, Luana.

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