Como organizar uma trip

Já conheci sete Estados em quatro meses aqui nos EUA. Eu estou muuuuito feliz por isso, e ainda tenho vários outros na minha lista para conhecer até o fim do meu programa de au pair. O último que conheci foi a California, como a maioria de vocês acompanhou no instagram e fanpage do blog (se ainda nao segue ou curte, vamo lá hein).

Eu amo planejar, organizar, e ficar a frente de projetos. Sou meio chata e detesto deixar as coisas na mão dos outros. Era daquelas que na escola preferia fazer o trabalho sozinha pra ter certeza que iria ficar do meu jeito do que fazer em grupo. Hahahaha

california

Sendo assim, lógico que eu amo planejar e organizar o itinerário das minhas trips! Até hoje, eu que organizei todos e as minhas amigas que me acompanharam nas viagens sempre curtiram muito! Por este motivo que hoje estou aqui para ajudá-las a organizar uma trip pra dar inveja em qualquer um. Pode ser uma trip para uma cidade por perto ou até para outro país. Simbora!

Antes de começar, você precisa pensar quanto quer e pode gastar, pois como tudo na vida tem um preço, viajar também tem. Mas como a frase clichê já diz, “viajar é a única coisa que você paga, mas que te deixa mais rico”.

 

1- Escolha o Destino

Dã, isso é óbvio Michelle! Sim, eu sei. Mas o ponto que quero chegar é, se você pensa em viajar para algum lugar perto, no seu estado mesmo, explore regiões que você não saiba nada a respeito, que não são tão visitadas assim e que lendo e se informando podem ser muito legais. Ou, se for a viagem dos seus sonhos para o lugar onde você sempre quis estar (como eu na California), se joga sem ficar dando motivos de porquês. “Ai, vai ser muito caro”, “não falo bem inglês”, “não sei como me virar”, “tenho medo…” Nada disso, o primeiro passo é escolher o próximo lugar que irá marcar sua vida para sempre!

2- Leia, pesquise, se informe

O destino da sua viagem pode ser lindo, mas se você não se informar antes de embarcar vai perder muito tempo pesquisando durante a trip. Para ir pra California por exemplo, 1 mês antes eu comecei a ler sobre San Diego, e o que eu poderia visitar ao redor. Outras cidades, parques, praias, museus e até lugares que a maioria das pessoas não costumam visitar. Entrei em grupos “Brasileiros em San Diego” e pesquisei coisas tipo ” o que fazer em SD”, “o que não fazer”, e etc. É importante ser amiga do mapa e pesquisar endereços para ver se os pontos turísticos são pertos um do outro ou não.

3 – Escolha o meio de transporte até o seu destino e durante sua trip.

Veja qual é o método com mais benefícios, o mais barato ou talvez o mais rápido caso você não tenha muito tempo para viajar. A Dani fez um post com dicas excelentes sobre como baratear e escolher o melhor meio de transporte. Clica aqui pra ler. Outra dica é, observar e pesquisar se há transporte público na cidade onde você vai visitar, como funcionam as linhas do metrô ou se compensa mais alugar um carro.

aviao-colorado

4- Escolha Hotel, Hostel ou Apt

Depois de já saber como vai e como poderá se locomover durante a trip, escolha onde vai dormir. De preferência perto da maioria dos lugares que você for visitar. Em San Diego e Los Angeles eu fiquei bem em Downtown (no centro da cidade), pois todos os museus e parques eram super perto. As praias ficavam  um pouco distantes, mas como alugamos carro foi tranquilo. Em Los Angeles ficamos na rua da calçada da fama e como reservamos com antecedência, pagamos super barato! Você deve escolher se prefere optar por luxo ou só por um teto pra dormir. Eu gosto de aproveitar muito durante o dia para conhecer o máximo de lugares possíveis, então sempre escolho o hotel barato que vai me proporcionar cama e chuveiro, tá mais que ótimo pra quem só vai pra lá pra dormir.

5- Escolher os lugares “must” para conhecer

Eu sei, quando começamos a pesquisar e ler sobre o destino aparecem mil lugares e coisas diferentes pra se fazer. Mas lembre-se que quem quer tudo, no fim não consegue nada. Então o melhor é fazer uma listinha dos lugares que você não pode perder de jeito nenhum e deixar os extras para “caso der tempo”. Alguns lugares será preciso excluir do itinerário mesmo e você pode escolher a prioridade de lugares por:

– “Quero muito conhecer”: São aqueles lugares que você PRECISA visitar pra ser feliz.
– ” É de graça”: São os lugares não tão legais assim, mas que ah, é de graça. Por que não?
– ” É muito caro” : São os lugares que podem até ser muito legais, mas as vezes são tão caros que não compensa ou que você poderá fazer vários outros de graça ou mais baratos enquanto gastaria nesse.

6- Organize o seu tempo

Como falei no iten 5, não da tempo de fazer tudo que a gente quer. Minha dica é organizar o seu tempo pensando desde a saída do aeroporto até o tempo que leva até o hotel, o check in, o primeiro almoço, e observar que hora os lugares fecham (museus fecham as 5h por exemplo) e que hora eles abrem no dia seguinte. Organize a lista de lugares a ser visitados por distancia do seu  hotel até o primeiro deles, o mais perto, e aí vai listando o mais perto do primeiro lugar, o destino mais perto do segundo e assim por diante. Depois de feito isso, organize eles por tempo de visitação ou pela hora que os lugares abrem e fecham. Em San Diego aproveitamos o máximo pois acordávamos super cedo, isso é ótimo também. Você tem a sua cama, o seu quarto, e todos os outros dias para dormir. Não durante a viagem hehe

7 – Ter todos os documentos em mãos

Passaporte e visto (se for para outro país), ticket de avião ou onibus, carteira de identidade e os endereços anotados em um caderno. Endereço do aeroporto, do hotel, do lugar para alugar o carro, telefones importantes.. É bom anotar isso em um caderno porque vai que sei celular morre no meio do caminho? Tecnologia é muito boa, mas devemos confiar no velho e bom companheiro, caderninho.

Essas são as dicas que eu tinha para dar hoje, espero que tenham gostado. Se tiver alguma dúvida, manda nos comentários e se eu lembrar de novas dicas, faço um post “como organizar uma trip 2”

Beijos!

Comments

comments

1 Comment

  1. Priscilla
    15 out 2014 / 13:02

    Super bacana suas dicas Michelle. Vou tirar uns dias de férias em novembro e acho que vai ser bem útil pensar nos tópicos acima para me organizar melhor. Obrigada!

    Beijos,
    Pri
    http://amevoce.com/blog/