Como Organizar uma Viagem Internacional?

A pessoa lê a palavra “organização” e já desanima, né não!? Eu como boa capricorniana, não. Eu amooo organizar, qualquer coisa, principalmente uma viagem!

Além de curtir os dias de viagem, uma das partes mais legais é a organização minha gente. É durante esse processo que você sonha com o seu destino, planeja todos os detalhes e garante que a sua viagem seja perfeita como você tanto sonhou!

E é pra que você não tenha muitos probleminhas na hora da organização, que eu trouxe várias dicas valiosas para você anotar aí e colocar em prática quando for organizar a sua próxima viagem.

docs

1- Destino

placas2

A primeira coisa, e mais importante talvez, é escolher o seu destino! Você precisa se basear em algumas coisas, como por exemplo: É uma viagem de férias? Qual é o seu tempo disponível para essa viagem? Você sabe os lugares que quer conhecer durante a trip? Você vai sozinha? Faça essas perguntas a você mesma, e defina o destino que mais combina com você!

2- Transporte

Aqui parece óbvio, mas vai que você está lendo este post de algum país da Europa e possa viajar tranquilamente de trem, ou ônibus? Ou, aqui por dentro da América do Sul mesmo você pode pegar um Ônibus até as principais fronteiras, alugar um carro e etc. Mas claro, todos nós sabemos que o meio mais tradicional para viajar internacionalmente é o Avião. E aí que o bicho pega.

As passagens costumam ser o investimento mais caro da viagem, por isso é importante ficar monitorando os sites das cia aéreas e sites especiais que buscam promoções de passagens durante o período que antecede a viagem. Dá uma pesquisa também em blogs, brasileiros que já fizeram a mesma viagem que você quer fazer, e veja quanto eles pagaram nas passagens, assim você terá uma base de quanto esse trecho costuma ser cobrado. Os sites que eu mais uso para fazer pesquisa e comparação de preço de passagens são:

Decolar.com

GoogleFlights 

Melhores Destinos

Kayak.com

SkyScanner

3- Documentos

check-list-viagem-internacional-3-e1449198451610

Fica de olho se o seu destino exige visto para viajar, passaporte válido, DS e outros documentos.. Sei que para viajar pela América do Sul você tem que ter a Identidade com até 6 meses de validade após a volta da sua viagem. Ou seja, se você viaja em Fevereiro de 2017, a Identidade deve vencer pelo menos somente após Agosto de 2017. Sacou? E claro, vários outros documentos que a gente só descobre quando vai viajar.. Na Europa você precisa comprovar uma quantia X em Euros para entrar no país, mesmo que a lazer.

4- Seguro de Viagem

Siim, você pode achar que é besteira, falar que já viajou 10 vezes e nunca aconteceu nada, mas é sempre melhor garantir a nossa segunça, né? Eu já passei por bons bocados durante uma viagem e foi o seguro que me ajudou a pagar BEM menos do que o Hospital queria me cobrar. Tenho amigas que se livraram de dívidas de hospital de 2 mil dólares por conta do seguro. Fica ligado! Você pode contratar o seguro diretamente com o seu Banco de confiança, pela agência de viagens pela qual você está fechando a sua viagem (caso esteja) ou sozinho mesmo. Conheço alguns seguros bons como: Mondial Assistence e Allianz 

5- Acomodação

Onde você vai se hospedar? Hotel? Casa no Airbnb? Hostel? Em algum amigo? Defina quanto você quer pagar, e procure a melhor opção em relação ao custo e benefício. Minha dica: Se você for viajar por várias cidades, o legal é pegar um hostel e pagar pequenas diárias em cada cidade (de 1 ou 2 dias). Caso você vá para NYC por exemplo, e fique 20 dias por lá, existem hotéis muito bons que dão desconto depois de mais de 5 dias de hospedagem, e etc. O lance é fazer orçamentos das diversas formas de hospedagem que existem.

3d584ee41ab92f9dc1a26aaf4e9ffad9

Meus sites preferidos para buscar acomodação:

Booking

AirBnb

Hostels.com 

6- Estilo da Viagem

Bom, você já decidiu o destino,  já comprou a passagem e sabe onde você vai se hospedar, certo? Agora defina o estilo da sua viagem. Por exemplo, você vai fazer compras? Tour pelos museus e galerias de arte? pretende comer bem e ir a vários restaurantes tradicionais? Defina o que você quer fazer, já que não da pra fazer tudo caso você tenha pouca grana, assim como eu. hahaha

7- Roteiros Dia após Dia

Falou em roteiro, falou minha língua! Eu AMO definir o que vou fazer cada diazinho da viagem, a hora que vou levantar, tomar o café e começar a visitar os lugares que eu tanto quero! Eu costumo fazer meus roteiros no MyMaps ou pelo GoogleMaps mesmo. Dessa forma vou pontuando cada lugar que vou passar naquele dia, vejo quanto vou precisar andar de um ponto a outro e coisas do tipo.

dia-3-roteiro-paris-cabide-colorido-mialvess1

É importante ficar ligado no horário de funcionamento do Museu/Feira/Galeria que você quer visitar, se esse lugar abre no dia que você quer ir visitá-lo e coisas do tipo.

Uma dica para pesquisar os melhores lugares da cidade ou região que você irá visitar, é acessar o TripAdvisorEsse site reúne os melhores lugares de cada cidade, estado, país, para você visitar conforme a avaliação das pessoas que o utilizam! É a rede social dos viajantes. Muito legal =)

Aqui no blog eu já publiquei alguns roteiros, e vou deixar o link caso vocês queiram dar uma olhada:

São Francisco – CA
Nova Iorque – NY
Paris – FR 

8- Comprar Tickets Antecipadamente

Nesta altura do planejamento você já tem os roteiros de cada dia da viagem prontos e consegue visualizar o que você precisará reservar antecipadamente, comprar e etc. Como por exemplo, museus que costumam ter filas enormes na bilheteria, restaurantes que precisam de reservas, e até shows da sua banda favorita! Da uma pesquisada em “como comprar tal ticket online” e compre tudo antes mesmo de sair do Brasil. Quanto mais coisinhas você pagar e resolver antes da viagem, melhor. Ah, e não esqueça de anotar os números de reservas, número de compra, e imprimir todos os tickets e comprovantes!

9- Estudar o Idioma

Ah vai, só um pouquinho! Você não precisa ser fluente na língua do país pelo qual você irá visitar, mas pelo menos saber falar um “Oi”, “Obrigada”, “Por Favor” e coisas do tipo é essencial. Você aprenderá algo novo e se sentirá parte daquele lugar. Eu me senti super francesa quando pedi um Croissant em frânces lá em Paris!  hahaha

13524_10206502016288724_7523490750794253278_n

10 – Troque Dinheiro aos Poucos

Assim como precisamos monitorar as ofertas de passagens aéreas e hotéis, é legal ficar de olho na cotação da moeda que você precisará comprar antes de viajar. Alguns destinos oferecem um câmbio muito bom, mas muitas vezes é mais garantido comprar ainda no Brasil. Então vá comprando aos poucos e aproveitando as quedas do dólar, por exemplo.

DICAS PARA O PRÉ-EMBARQUE! 

140088655

  • Leve cópias autenticadas dos documentos que você está levando para a viagem e mantenha-as em sua mala com cadeado durante a trip, ou no cofre do hotel.
  • Fotografe as páginas do seu passaporte e os seus documentos.
  • Envie e-mails confirmando todas as reservas (restaurantes, hotéis, carro, etc..) uma semana antes do embarque.
  • Desbloqueie o seu cartão internacional. Avise seu gerente onde você vai e por quantos dicas ficará por lá.
  • Verifique se é necessário tomar alguma vacina para entrar no país que você está viajando. Caso seja, leve sua carteirinha de vacinação junto, e uma cópia dela também.
  • Caderno para anotações. Anote todos os endereços de hotéis, números de emergências, número de cartões, e etc. Mantenha esse caderno sempre com você !
  • Leve dinheiro conforme o que você quer gastar. Pré determine quanto você quer gastar em transporte, comida e presentes por dia, por exemplo. E aí sim, você faz as contas de quanto será necessário! Um cartão de crédito internacional é sempre bom para alguma emergência.
  • Arrume a mala levando em consideração o tempo, quantos dias ficará por lá e se você pretende comprar roupas por lá. Fiz um vídeo explicando como eu arrumo a minha mala. Vem ver aqui. 

O post ficou grandão, mas cheeeio de informações! Também falei sobre todas as dicas acima em um vídeo lá no canal, esse aqui ó:

Espero que tenha te ajudado!

Um beijo <3

Comments

comments