Cupcake de Cerveja

Dia dos pais é no domingo, né minha gente? (saudade pai).
Hoje trouxe uma receita pra você fazer de sobremesa no domingo que a parentada toda vai amar e seu pai principalmente: Cupcake de Cerveja!

e17b0-root-beer-float-cupcakes

Ingredientes

2 colher (sopa) de café instantâneo
80g de manteiga sem sal
6 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de mel
1 xícara (chá) de cerveja preta (é o tipo de cerveja que harmoniza melhor com doces)
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colher (sopa) de cacau em pó
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
3 colheres (sopa) de leite
1 ovo levemente batido

Cobertura:

50g de manteiga amolecida (em temperatura ambiente)
220g de cream cheese (em temperatura ambiente)
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
3/4 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
Em uma panela pequena, leve ao fogo médio o café instantâneo, a manteiga, o açúcar, o mel e a cerveja até que tudo esteja bem dissolvido. Após fervura, abaixe o fogo e deixe por mais 5 minutos. Desligue e espere esfriar. Quando a mistura estiver fria, adicione a farinha de trigo e o cacau. Dissolva o bicarbonato e o fermento no leite e junte à massa. Em seguida junte o ovo e misture a massa até que esteja tudo bem incorporado.
Coloque a massa em forminhas de cupcake, preenchendo cerca de 2/3 da forminha e deixando espaço para que eles cresçam. Leve ao forno preaquecido, 180° C, por cerca de 15-20 minutos ou até que o teste do palito saia limpo.
Para a cobertura não use batedeira, tem que ser feito à mão e de preferencia com uma colher de pau. Bata a manteiga, o cream cheese e a baunilha até incorporar bem e ficar fofo. Adicione o açúcar de confeiteiro e bata até ficar homogêneo. Coloque porções da cobertura por cima dos cupcakes quando eles já estiverem frios e decore como quiser!
O gosto da cerveja fica super acentuado e a cobertura de cream cheese casa super bem. Não fica muito doce, mas se você preferir, pode usar ganache de chocolate na cobertura também.
Me contem o resultado!
Beijos

Comments

comments