Sériados e páscoa não combinam?

Eu tentei, juro que tentei. Passei a semana pensando em algum tema para relacionar páscoa com seriados. Tudo em vão, só consegui achar um mísero episódio de uma mísera série (Todo Mundo Odeia o Chris), relacionado a essa época do ano. Cheguei até ao absurdo de tentar fazer uma “lista de personagens que adoram a páscoa” e na falta de personagem melhor, colocar Daeneris e seus ovos de dragão porque afinal… ovos! Não se preocupem, desisti da ideia de cara.

ovo-pascoa-filmes-series

O que me fez pensar, porque a páscoa é tão “esquecida” na televisão? O natal é sempre a época preferida para tudo nos seriados, o que faz a páscoa tão diferente? Filosofando sobre isso com a ajuda do Google, cheguei à conclusão que a cultura norte americana sobre essa época é, mesmo que pouco, diferente da nossa.

Pra começar, prepare o coração mas lá não tem ovos de páscoa! Pelo menos não os de chocolate como conhecemos aqui. Na verdade, as crianças saem para caçar pequenos ovos pintados pelo jardim, e como uma competição, quem achar mais ganha. Os coelhinhos e mini ovinhos dominam entre os pequenos. No mais, geralmente é como aqui: uma missa para os católicos, seguida de um almoço grande com a reunião de família e troca de presentes (chocolate).

Mas então, porque nunca vemos essas confraternizações em seriados? E muito raramente em filmes e até mesmo nas nossas novelas? Posso estar falando besteira, mas minha opinião é de que o sentimento por trás da páscoa é outro, é um tempo de reflexão e de paz, e já há muito essa época do ano é a mais silenciosa, não existe muito motivo para “festa”, a celebração é diferente.

Para finalizar, é só olhar os filmes relacionados à páscoa: A paixão de Cristo, e aqueles filmes que passam na sexta feira na Record. Deu de perceber que o clima muda não é?

Uma boa páscoa pra sua família, seja comemorada como for.

Texto de: Felipe Schramm (antigo colaborador do Cabide Colorido)

Comments

comments