Top 5: Culinária Francesa

Bonjour!!!

Pra quem acompanha o Cabide Colorido no instagram e fanpage, sabe que estou embarcando para minha viagem para Paris <3 Paris sempre foi o meu sonho da vidaaaa, e eu já pesquisei muuito sobre pontos turísticos, história, e claro, culinária!

A França é conhecida por ter uma das melhores culinárias do mundo inteiro, a que mais contém sabores, texturas e cores diferentes… Os ingredientes básicos na culinária Francesa são: manteiga, ovo, trigo, vinho, queijos e sobremesas doces de comer ajoelhado!

Hoje trouxe as TOP 5 comidinhas que são super clássicas e francesas, e que se você tiver a oportunidade de um dia visitar a França, deve experimentar!

5. Sanduíche na Baguette

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Não é em Paris, mas em toda a França também, o pão baguette é um dos mais conhecidos, comercializados e consumidos no País! A tradição já é antiga e é super natural ver franceses andando com saquinhos de baguette em suas bicicletas pelas ruas de Paris.  Vale rechear o sanduíche como quiser, mas o tradicional é salame, queijos e mix de folhas verdes!! Pra mim, tiro o salame e ataco <3

4. Petit Gâteau

petitegateau4

A receita original é composta por um bolo de chocolate mal passado e com interior cremoso, acompanhado de uma bola de sorvete de baunilha e pedaços de amendoim.. No Brasil já podemos encontrar várias versões dessa receita, de outros sabores e até congelada no supermercado. Há quem diga que essa sobremesa nasceu na França, outros dizem Itália e rola até boatos de que foi criada em NYC. Isso não é importa, o que importa é que é uma delícia!

3. Croissant

croissant_2089853b

Quase mais tradicional que a baguette francesa, o Croissant  era inicialmente feito como a de pão comum e ao longo do tempo foi modificada. A massa folhada como conhecemos foi aprimorada pelos padeiros de Paris, no início do século 20 e é basicamente manteiga! A textura na boca é de uma massinha derretendo… Indicam comer o croissant de manteiga (tradicional) com um bom chocolate quente!

2. Creme Brûlée

IMG_8145-21

Em francês significa “creme queimado” por ser um creme com base de leite, ovos, baunilha e açúcar coberto por açúcar cristal que é levemente derretido com um maçarico, ficando com uma crosta deliciosa e crocante! A graça do doce está em quebrar a crostinha antes de comer, assim como no filme Amélie Poulain! <3 Mas não da pra negar, é uma delicia e lembra muito pudim de baunilha que já conhecemos no Brasil.. só que com um toque especial!

1. Macarons

macarons

Os biscoitinhos mais fotogênicos e deliciosos do mundo contam com mais de 500 anos de história. As amêndoas eram consumidas apenas nos conventos e castelos por se tratar de um produto nobre pelo seu alto teor de proteínas e gorduras. Há várias histórias sobre o surgimento desse doce, mas a mais popular é de que o macaron tenha saído da Itália no século XVI quando a rainha Catarina di Médici mudou-se para a França para se casar. O “Doce da Rainha“, como era chamado, foi levado juntamente com a sua corte e a receita era mantida em segredo. O confeiteiro chefe da rainha confeccionava os macarons para ocasiões especiais e assim o doce foi se tornando popular entre os nobres franceses. Naquela época, o macaron era apenas um biscoitinho de amêndoas, pois a idéia de se juntar as partes por um recheio veio muito tempo depois.

No início do século XX, Pierre Desfontaines, fundador da Pâtisserie Ladurée, teve a brilhante idéia de juntar os “coquies” (“bolachinhas”) a um recheio cremoso e saboroso.

la-duree-3

Lógico que, separei os meus preferidos..mas tem muuitos outros como: Crepe Suzette, Profiterolis, Sopa de Cebola, Ratattouille e outros… Quero ver eu não voltar rolando pro Colorado! Hahaha

Deixei todo mundo com água na boca, né !? Desculpaaaa, no título de cada um dos top 5 você pode encontrar uma receita e tentar aí na sua casa!

Espero que tenham gostado,

Um beijo <3

Comments

comments

1 Comment