Viagem Mineira – Ouro Preto

Acordei nostálgica demais essa semana, e quis trazer pra vocês a experiência de uma trip que eu fiz em 2015! Vou dividir a viagem em alguns posts para que eles não ficarem muito longos.  A minha primeira aventura foi pra Ouro Preto. Vamos lá!

Eu sou publicitária, mas fui com um grupo de estudantes de arquitetura para essa viagem. Eu moro em Blumenau – SC e fomos de ônibus, sim de ônibus. São exatos 1.223 km que deveriam ser feitos em 15 horas. Pois é, deveriam, mas não foi, a viagem já começou com uma looooooonga jornada de 36 horas, isso mesmo TRINTA E SEIS.

Saímos de Blumenau, a noite. E tudo estava muito bem até chegarmos em Registro – SP onde tivemos seis horas de engarrafamento. Ficamos parados durante 6 horas, em um breu total, por muitos momentos achei que ia morrer porque quando eu olhava na janelinha não tinha uma luz acesa, e todos do ônibus estavam dormindo. Quando começou a andar, todos comemoramos e achamos que iriamos agora finalmente tocar direto até Ouro Preto. Mas acabou que pegamos tráfego de novo em SP por chegarmos na hora do rush, e depois mais um engarrafamento perto de Belo Horizonte. Masssssss nada disso nos desanimou! Chegamos em Ouro Preto perto das 3h da manhã, ficamos em um hostel muito bonitinho, tomamos banho e dormimos para as 7h da manhã já acordar para começar o tour pela cidade.

Essa era a entrada do Hostel! Olha que amor.

Sala de convivência do Hostel

Amo arte na parede! <3

Essa era a visão do nosso Hostel de noite!

Ouro Preto é linda, cheia de história, tem cheiro de cultura. É recheada de igrejas, uma mais linda que a outra. A maioria das igrejas tem que pagar um valor simbólico de R$1,00 a R$3,00 para a manutenção, porque muitas delas tem esculturas e são super antigas. E uma dica importante, leve tênis e se prepare para os morros! Lá é morro atrás de morro, e quente, muuuuuito quente!

A próxima foto, é a foto da minha igreja favorita! Lá foi o último lugar que eu visitei. Era cedinho, pelas 7 horas da manhã, na frente havia um senhor vendendo a sua arte e contando as histórias de quem passou por ali. Foi um momento marcante, e emocionante.

Pra essa igreja especifica, se prepare para subir muitos morrinhos. Mas chegando lá, é lindo. <3

Além das igrejas, Ouro Preto tem uma arquitetura linda, preservada e única. Parece que você está em um filme de época da Globo em cada passo que você dá, ou então, vivenciando as aulas de história.

Essa é a minha rua, Rua dos Paulistas!

Parece só mais um casarão antigo e lindo né? Também. Hoje em dia funciona como uma agência Bradesco.

É muito comum ver essas sacadinhas pela cidade. E também, estátuas de mulheres negras como aquela que tem ali na loja, que olhando de longe você tem certeza que é alguém de verdade. Essas estátuas são conhecidas e chamadas por “namoradeiras”, aquele lance de “..tá me esperando na janela aiá, não sei se vou me segurar…!”

Portinhas que parecem de boneca <3

Lá você vai presenciar igrejas feitas pelo pai do Aleijadinho! Infelizmente, não tenho nenhuma foto das igrejas por dentro porque não pode bater foto, mas uma é mais linda que a outra.

Um dos principais pontos turísticos da cidade é a Praça Tiradentes. É uma praça localizada bem no centro da cidade, lá foi o local onde a cabeça do mártir da independência, Tiradentes, foi exposta (1792) em Vila Rica, atual Ouro Preto. Esse momento da viagem foi bem emocionante, porque lembrei de quando eu era criança, e meu pai me contava a história de Tiradentes, e estar ali, naquele local e perceber que é real, me fez chorar.

Abaixo estou eu doidinha de feliz em Ouro Preto! Temos ali o monumento Tiradentes, e lá atrás, o Museu da Inconfidência Mineira.

E depois de tanto caminhar por tudo isso, vai bater a fome! Fomos almoçar em um restaurante chamado: Contos de Réis.

O restaurante era lindo, a comida deliciosa, um dos restaurantes mais típicos da cidade, na época, eu ainda comia carne então comi o frango com quiabo, a galinha ao molho pardo, entre outros pratos típicos da região. Fora o buffet de sobremesa, que coisa maravilhosa! Desde o famoso doce de leite, até a cocada. Por R$40,00 estava incluso o buffet, sobremesa, refrigerante e uma cachaça após o almoço, coisa típica mineira! É um pouquinho caro, mas quando você vai para um local assim, especial, alguns preços pagos a mais, valem a pena!

Sim, o prato ta meio ogro! Mas quis aproveitar a culinária local! Hoje em dia não aproveitaria quase nada, pois 90% da culinária mineira é feita com carne.

O pratinho delicado da sobremesa! Essa cocada, esse doce de leite, essa goiabada, GENTE SÉRIO!

Mas o que mais me marcou, foi que esse restaurante antigamente era uma senzala, e confesso que fiquei um pouco angustiada por estar lá, e pensar em tudo que pode ter ocorrido ali.

Para finalizar o post,  lembro do momento mais lindo do dia, o por do sol! Foi em Ouro Preto que eu presenciei o por do sol mais lindo da minha vida! Olha só:

Eu voltei da viagem cantando OOOOH MINAS GERAIS QUEM TE CONHECE NÃO ESQUECE JAMAIS! E realmente, é memorável, é único! Eu iria para Ouro Preto de novo, com toda a certeza.

Um beijo, até semana que vem!